Principais EPIs para a segurança dos trabalhadores na construção civil

O setor da construção civil é um dos locais onde ocorrem grande número de acidentes por conta, principalmente, da falta do uso dos chamados EPIs – Equipamentos de Proteção Individuais – que garantem a segurança de todos no ambiente de trabalho.

Dentre os principais EPIs usados na construção civil está o capacete de segurança. É utilizado para fornecer proteção para a cabeça dos trabalhadores contra impactos causados pela queda de objetos e materiais.

Há ainda os protetores auditivos, encontrados nos tipos plug e concha, usados para controlar a exposição ao ruído, que geralmente é muito grande por conta dos inúmeros maquinários de uma obra. O primeiro é utilizado para ruídos superficiais. Já o modelo concha são os preferidos pelos profissionais que atuam na betoneira, pois dificulta do plug a entrada de sujeira na audição.

Um dos itens importantes também de proteção individual são as botinas de segurança. Elas fornecem segurança para os pés contra perfurações causas por pretos e outros, proteção contra queda de objetos (bico de aço) e evita que o trabalhador seja vítima de escorregões.

Os trabalhadores também podem utilizar máscaras para poeira. São proteção para os operários que atuam no corte de tijolos, cerâmicas, etc, contra o pó proveniente de madeira. Também há as máscaras para produtos químicos, usadas por todos os atingidos pelo pó de cimento gerado na betoneira. Muito usada também para proteger contra os químicos na pintura.

Para os trabalhadores que atuam em alturas elevadas, principalmente em andaimes, há o equipamento de proteção individual importantíssimo para estas situações: o cinto de segurança tipo pára-quedista, geralmente utilizado para o trabalho acima de dois metros de altura.

Outro importante EPI é a luva de raspa, ideal para a proteção em trabalhos onde haja risco de lesão. É muito usado no carregamento de ferros e vergalhões. Há ainda as luvas de látex, usadas por pedreiros para evitar o contato com cimento, argamassa e etc. No entanto, este EPI tem um problema de resistência, que é muito baixa.

Por fim, há as viseiras e os óculos de proteção, contra partículas em projeção. Muito usados para proteger os olhos dos trabalhadores contra partículas em projeção e são usadas durante o manejo de serras circulares.