10 sugestões para evitar acidentes em Andaimes

10 sugestões para evitar acidentes em Andaimes

Com trabalho focado na segurança de sua obra, a ALG Andaimes – especializada em locação de andaimes tubulares e acessórios para construção civil – traz dicas valiosas do Corpo de Bombeiros sobre as normas de segurança para quem trabalha em andaimes, e ensina como evitar as quedas que já foram motivos de vários casos de acidentes de trabalho (inclusive fatais).

andaimes

acidentes com andaimes

 

Veja 10 importantes sugestões da ALG Andaimes para evitar acidentes em andaimes:

 

1 – Jamais pise em andaimes sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conforme as exigências da Norma Regulamentadora 18 (NR-18) do Governo Federal;

 

2- Para movimentar-se de maneira segura em um andaime, devem ser usados: cinto de segurança tipo pára-quedista, com duplo talabarte (tira dupla); capacete; cinto porta-objetos; botas; óculos de proteção; protetores auriculares; luvas de raspa e macacão;

 

3- O andaime tubular tem de estar equipado com todos os dispositivos de segurança necessários, tais como: guarda corpo, escada, rodapé, piso metálico e sapatas para nivelamento da torre;

 

4- Use sempre dois mosquetões para fazer seu travamento na estrutura. Eles darão maior segurança durante a movimentação no andaime mantendo-o preso à estrutura;

 

5- Nunca suba com os cabos-guia enrolados na cintura. A sua segurança ficará comprometida;

 

6- Nunca use os tubos de aço do andaime para apoiar sua subida;

 

7- Na plataforma de trabalho, sempre trabalhe preso a dois pontos de ancoragem;

andaimes

EPI andaimes segurança

 

8 – Jamais opere a máquina de solda perto de latas ou galões de produtos inflamáveis;

 

9- Para ficarem nivelados, os andaimes devem sempre ser fixados com sapatas ajustáveis;

 

10 – Nunca utilize tábuas de madeira como piso e não deixe as plataformas sem a proteção do rodapé. O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa e antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente.

 

Conheça dados de acidentes em Construções no Brasil

 Por ano no Brasil, 23,5 mil acidentes na construção civil são notificados ao Ministério do Trabalho. O setor é o quinto em ocorrências, dentre os segmentos registrados.

Geralmente esses acidentes decorrem de condições inseguras, de inadequação dos equipamentos e da falta de informação e preparo dos envolvidos nas obras, de trabalhadores a engenheiros.

As quedas lideram as estatísticas de acidentes de trabalho na construção civil. Trabalhadores e materiais caem de andaimes de madeira, escadas, lajes e telhados. Mesmo nos andaimes metálicos, teoricamente mais seguros, ocorrem acidentes por falta de cuidados adequados em sua montagem e desmontagem.

locação

locação de aindaimes ALG Andaimes

As normas de regulamentação do trabalho vêm sendo mais bem elaboradas, com o diálogo entre técnicos representantes dos trabalhadores, empresários e Ministério Público.

Conhecidos como EPIs, os Equipamentos de proteção Individual, que garate maior segurança para o trabalhador, mais o não uso dos EPIs ou seu uso inadequado ainda podem causar acidentes de trabalho em qualquer setor na construção civil, é preciso obedecer a NR 18 – NORMA REGULAMENTADORA 18 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO.

Essas ocorrências já foram mais alarmantes, antes da melhora da formação de profissionais, Normas de segurança, que faz a diferença. Além disso, ano a ano os equipamentos vêm melhorando e expondo o trabalhador a menos riscos.

 

Confira mais dicas de segurança em andaimes, locação de andaimes, acessórios para andaimes e outras novidades da ALG Andaimes! www.algandaimes.com.br