10 sugestões para evitar acidentes em Andaimes
Com trabalho focado na segurança de sua obra, a ALG Andaimes – especializada em locação de andaimes tubulares e acessórios para construção civil – traz dicas valiosas do Corpo de Bombeiros sobre as normas de segurança para quem trabalha em andaimes, e ensina como evitar as quedas que já foram motivos de vários casos de acidentes de trabalho (inclusive fatais).
Veja 10 importantes sugestões da ALG Andaimes para evitar acidentes em andaimes:
1 – Jamais pise em andaimes sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conforme as exigências da Norma Regulamentadora 18 (NR-18) do Governo Federal;
2- Para movimentar-se de maneira segura em um andaime, devem ser usados: cinto de segurança tipo pára-quedista, com duplo talabarte (tira dupla); capacete; cinto porta-objetos; botas; óculos de proteção; protetores auriculares; luvas de raspa e macacão;
3- O andaime tubular tem de estar equipado com todos os dispositivos de segurança necessários, tais como: guarda corpo, escada, rodapé, piso metálico e sapatas para nivelamento da torre;
4- Use sempre dois mosquetões para fazer seu travamento na estrutura. Eles darão maior segurança durante a movimentação no andaime mantendo-o preso à estrutura;
5- Nunca suba com os cabos-guia enrolados na cintura. A sua segurança ficará comprometida;
6- Nunca use os tubos de aço do andaime para apoiar sua subida;
7- Na plataforma de trabalho, sempre trabalhe preso a dois pontos de ancoragem;
8 – Jamais opere a máquina de solda perto de latas ou galões de produtos inflamáveis;
9- Para ficarem nivelados, os andaimes devem sempre ser fixados com sapatas ajustáveis;
10 – Nunca utilize tábuas de madeira como piso e não deixe as plataformas sem a proteção do rodapé. O piso de trabalho dos andaimes deve ter forração completa e antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente.
Conheça dados de acidentes em Construções no Brasil
Por ano no Brasil, 23,5 mil acidentes na construção civil são notificados ao Ministério do Trabalho. O setor é o quinto em ocorrências, dentre os segmentos registrados.
Geralmente esses acidentes decorrem de condições inseguras, de inadequação dos equipamentos e da falta de informação e preparo dos envolvidos nas obras, de trabalhadores a engenheiros.
As quedas lideram as estatísticas de acidentes de trabalho na construção civil. Trabalhadores e materiais caem de andaimes de madeira, escadas, lajes e telhados. Mesmo nos andaimes metálicos, teoricamente mais seguros, ocorrem acidentes por falta de cuidados adequados em sua montagem e desmontagem.
As normas de regulamentação do trabalho vêm sendo mais bem elaboradas, com o diálogo entre técnicos representantes dos trabalhadores, empresários e Ministério Público.
Conhecidos como EPIs, os Equipamentos de proteção Individual, que garate maior segurança para o trabalhador, mais o não uso dos EPIs ou seu uso inadequado ainda podem causar acidentes de trabalho em qualquer setor na construção civil, é preciso obedecer a – NR 18 – NORMA REGULAMENTADORA 18 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO.
Essas ocorrências já foram mais alarmantes, antes da melhora da formação de profissionais, Normas de segurança, que faz a diferença. Além disso, ano a ano os equipamentos vêm melhorando e expondo o trabalhador a menos riscos.
Confira mais dicas de segurança em andaimes, locação de andaimes, acessórios para andaimes e outras novidades da ALG Andaimes! www.algandaimes.com.br