Os andaimes tubulares são muito importantes para a indústria da construção. São estruturas provisórias bastante utilizadas na construção civil para a realização de trabalhos em altura, que não podem ser executados em condições de segurança a partir do piso. São muito usados em serviços de demolição, construção, reforma, pintura, limpeza e manutenção.
São considerados os mais perigosos, os andaimes que ficam suspensos nas fachadas dos prédios. Portanto, para se trabalhar com andaimes, deve haver bastante segurança, tanto para o trabalhador quanto para o equipamento.
Um dos aspectos mais importantes, andaimes tubulares, é a sua fixação. Antes de iniciar qualquer atividade, o andaime precisa estar bem fixado. Os sistemas de fixação, sustentação e as estruturas de apoio dos andaimes (principalmente no casos dos suspensos) devem ser precedidos de projetos elaborados e acompanhados por profissional legalmente habilitado. No caso de não cumprimento desse procedimento, o risco poderá ser grande para os trabalhadores.
Ainda é comum encontrar em canteiros de obra trabalhadores suspensos em andaimes sem a utilização dos equipamentos de proteção, como cinto se segurança, linha de vida, trava queda, etc. Cabe ao empregador fornecer os equipamentos necessários para que a atividade possa ser efetuada da forma mais segura possível e ao trabalhador reconhecer que sua atividade o expõe a um grande risco, sendo necessário que faça a correta utilização e manutenção de todos os equipamentos ofertados.
Conheça algumas práticas e medidas preventivas para se trabalhar com segurança nos andaimes. Lembrando que ele é citado na norma regulamentadora 35, a qual se refere a trabalhos em altura. Veja a seguir o que separamos:
* Para trabalhar com segurança nos andaimes há de evitar os seguintes itens:
* Trabalhar em andaimes durante tempestades ou ventos fortes;
* Sobrecarregar os montantes ou as plataformas dos andaimes (respeitar as recomendações do fabricante);
* Sobrecarregar com materiais ou equipamento os guarda-corpos;
* Aplicar aos andaimes força que estes não estejam preparados para suportar (respeitar as instruções do fabricante);
* Alterar a estrutura dos andaimes sem tomar as precauções necessárias (novos cálculos, verificação dos pontos de ancoragem, etc..). Há de ter em conta as instruções e recomendações do fabricante, o qual, se necessário, deverá ser previamente consultado.