O sentimento de patriotismo aflora no peito de todos com orgulho, repetem o momento de D. Pedro Primeiro, quando num gesto bravo gritou no dia 7 de setembro de 1822: Independência ou Morte!
De lá para cá, o Brasil prospera, sendo hoje uma grande Nação. O País de todos os brasileiros.
Foi só a partir da Independência que o Brasil passou a ser considerado uma nação, pois deixou de ser uma Colônia de Portugal e começou a se organizar como um novo país – o Império do Brasil.
Historicamente, o processo da Independência do Brasil ocupou as duas primeiras décadas do século XIX, e começou a ser desenhado a partir da vinda da Família Real, que chegou ao Brasil em 1808, e pelas medidas tomadas no período pelo príncipe regente Dom João. A vinda da família real fez com que o Brasil se tornasse semiautônomo em relação a Portugal, seguindo um processo de transição que iria culminar com a Proclamação da Independência em 1822. A vinda da Família Real de fato trouxe muitos benefícios e progresso para a colônia.
Após a Independência, o Brasil entra num período de prosperidade e diversificação de atividades e muito desenvolvimento até nos tempos atuais, e até o surgimento de empresas como a ALG Andaimes, já que as construções exigem máquinas especializadas, como as máquinas betoneiras e compactadoras que facilitam as obras, além do uso de andaimes tubulares, entre outros equipamentos essenciais à construção e, consequentemente, ao crescimento do País.