A data 27 de novembro é marcada por ser o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho e do Técnico de Segurança do Trabalho. Para nós da ALG Andaimes é um motivo de orgulho poder homenagear estes profissionais, pois a empresa tem como foco a minimização dos riscos de acidente. Essa data é muito relevante, dada a extrema importância destes trabalhadores.
Técnico da Segurança do Trabalho…Estes profissionais são responsáveis por supervisionar as atividades ligadas à segurança do trabalho, visando assegurar condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de ocorrência de acidentes. São pessoas que desenvolvem suas atividades em prol da vida dos companheiros de trabalho, promovendo a adoção de meios e recursos capazes de desenvolver a prevenção de acidentes ou doenças ocupacionais. Além disso, eles promovem a educação, informação e técnicas científicas para sanar as deficiências das condições do ambiente de trabalho.
A ALG Andaimes trabalha com equipamentos – andaimes e acessórios – que seguem a Norma Regulamentadora NR -18, sempre visando a segurança nas obras e construções.
As profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho foram regularizadas pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, no entanto, muito antes desta data, as atividades do Engenheiro e do Técnico de Segurança já eram desempenhadas. Esta portaria definiu que, para se exercer a função de Engenheiro de Segurança do Trabalho, é necessário cursar a Graduação em Engenharia e depois se especializar com uma pós-graduação em Segurança do Trabalho.
Todos os processos e atividades que envolvem a Saúde e Segurança do trabalhador, inclusive as funções do Técnico de Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho, estão registrados nas Normas Regulamentadoras.
A primeira versão das Normas Regulamentadoras foi publicada em 1978, e por elas estabeleceu-se a obrigatoriedade de serviços e programas responsáveis pelas questões relativas à saúde e à segurança no ambiente de trabalho. Este profissional deve estar em constante capacitação em relação às novidades do mercado e desenvolver estudos estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho de maneira global.