Há exatos 107 anos, no dia 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru chegava ao Porto de Santos trazendo 165 famílias de imigrantes japoneses vindas do Norte e Sul do Japão, Imigração Japonesa, para trabalhar nos cafezais, outros na exploração de borracha na Amazônia ou nas plantações de pimenta no Pará, que eles próprios trouxeram.
Começava então uma nova vida para essa gente guerreira que enfrentava dificuldades socioeconômicas na “Terra do Sol Nascente”, por causa dos impactos da Segunda Guerra Mundial. Mas não foi nada fácil a adaptação das colônias japonesas no Brasil, por causa do idioma, hábitos alimentares, costumes e o clima diferente.
No entanto, para a maioria dos imigrantes, o sacrifício valia a pena porque tinha a pretensão de enriquecer no Brasil e retornar para o Japão após poucos anos. Porém, a realidade os surpreendeu, porque recebiam pouco, devido aos descontos das parcelas da dívida da viagem, mais os gastos com alimentos e remédios, geralmente comprados na própria fazenda onde moravam e trabalhavam.
De acordo com os livros de História, a situação mudou favoravelmente aos japoneses graças a um sistema chamado de “lavoura de parceria”, que era “o contrato com um proprietário de terras, no qual os trabalhadores se comprometiam a desmatar o terreno, semear o café, cuidar da plantação e devolver a área dali a sete anos, quando a segunda colheita estaria pronta. Em troca, ficavam com os lucros da primeira safra, levando em conta que a cultura do café é bianual e também ficavam com tudo o que plantassem além do café. Dessa forma muitos japoneses conseguiram economizar e comprar seus primeiros pedaços de terra”. E a partir daí, grande parte dos japoneses decidiu morar no Brasil, onde construíram suas moradias.
E por falar em moradia, a ALG Andaimes – especializada na locação de andaimes tubulares e acessórios – homenageia esse povo guerreiro, e lembra você que está iniciando uma construção ou que fará uma reforma em pavimentos superiores, que procure os profissionais da ALG Andaimes para te assessorar. Para falar com a ALG Andaimes, é muito fácil. Basta clicar aqui.