Arquitetos e Engenheiros! A ALG Andaimes presta uma homenagem em dose dupla a dois grandes profissionais: o arquiteto e o engenheiro, cujo dia foi comemorado em 11 de dezembro.
A data comemorativa em homenagem aos Arquitetos e Engenheiros, foi escolhida por que neste dia, em 1933, foi promulgado o Decreto Federal nº 23.569 que regulava o exercício da profissão de engenheiro, arquiteto e agrimensor, que regulamentou no Brasil a profissão, e em virtude desse fato, foi instituída a celebração do dia desses profissionais, os arquitetos e engenheiros.
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) foi criado na mesma data e através do mesmo decreto, que foi considerado um marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil. Hoje, compõe o Confea, os CREAs, conselhos regionais, responsáveis pelo exercício da profissão dentro dos estados.
Consideradas uma das profissões mais antigas da humanidade, a arquitetura e a engenharia foram se modificando ao longo da história e se adequando, sempre ao seu tempo, não deixando de ser atual. Tanto que o mercado para esse profissional sempre existiu, com diversas oportunidades e áreas para se atuar. Uma profissão com tanta história e importância não poderia deixar de encantar quem a escolhe e quem apenas a admira.
São os engenheiros e arquitetos os profissionais que elaboram planos e projetos, definindo materiais, acabamentos, técnicas e metodologias desenvolvidas na construção. São eles que executam obras e serviços, e prestando serviços de consultoria, ainda fiscalizam.
Engenheiro
Na origem significa aquele que constrói ou opera um engenho. Portanto, o engenheiro trabalha em todos os processos de projetos de construções. A engenharia é uma ciência bastante ampla, por isso, muitas vezes é subdividida em especialidades, como: civil, mecânica, elétrica, química, minas, biomédica, agronômica, florestal, zootécnica e mecatrônica.
Arquiteto
Palavra de origem grega, que significa “o construtor principal” (arqui = principal / tectônica = construção), é profissional responsável pelo estudo e projeção de espaços externos ou internos. Um projeto arquitetônico pode ser aplicado em ambientes comerciais, residenciais ou industriais. O arquiteto pode ser especializado em paisagismo, urbanismo, história da arquitetura, arquitetura de interiores, computação gráfica aplicada à arquitetura, comunicação visual, dentre outros.