O mercado da construção civil é um dos que mais crescem atualmente, com boas oportunidades e melhoria nas condições de trabalho em ambientes saudáveis. E neste 26 de outubro, quando se comemora o Dia do Trabalhador da Construção Civil, a ALG Andaimes parabeniza aos profissionais que se dedicam a construir empreendimentos e colaboram para o desenvolvimento do País por meio das obras em que atuam. Por isso é importante valorizar esse profissional, dando a ele qualidade de vida e ótimas condições de trabalho.
Sabe-se, na realidade, que nas obras de construção civil, algumas construtoras não tem a preocupação de equipar os operários, arriscando vidas e também trazendo grandes prejuízos para a empresa.
As Normas Regulamentadoras (NRs) objetivam proteger os trabalhadores – o que inclui os que atuam na construção civil – de riscos à segurança e saúde na prática de suas atividades. Neste caso, a ALG Andaimes se preocupa em oferecer equipamentos seguros a esses profissionais. A empresa, que atua no ramo da locação de equipamentos voltados para o setor, atende a todas as Normas Regulamentadoras.
Confira cinco importantes normas sobre saúde e segurança do trabalhador.
1) Uso obrigatório do EPI (equipamento de proteção individual). O EPI, que deve ser fornecido gratuitamente pelo empregador. Dentre eles, estão: capacete, óculos/protetor facial e protetor auricular.
2) Áreas de vivência
O objetivo é garantir que o canteiro de obras ofereça condições dignas para o trabalhador, especialmente em relação às instalações sanitárias. Para isso, elas devem atender adequadamente ao número de trabalhadores presentes, além de serem mantidas limpas durante toda a jornada de trabalho.
3) Andaimes
Os andaimes devem contar com pisos dotados de forração completa e precisam estar rigidamente fixados à estrutura da edificação. A norma proíbe a utilização de tábuas improvisadas, prática perigosa empregada em algumas obras. Também não autoriza o uso de escadas sobre andaimes para atingir locais mais altos.
4) Treinamento de seis horas
Os trabalhadores da construção civil devem receber treinamento admissional e periódico como forma de garantir a execução das atividades com segurança.
5) CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
Empresas com mais de 20 empregados deverão constituir CIPA. Para aquelas com menos de 20, basta empregado designado a responder pela prevenção de acidentes.
Enfim, são inúmeras ações que devem ser tomadas para que o trabalhador tenha segurança na construção civil. Neste dia 26 de outubro, a ALG Andaimes parabeniza todos estes trabalhadores.