Na semana passada, uma notícia colocou em alerta as empresas e os trabalhadores que se utilizam de andaimes e equipamentos de segurança para realizar trabalhos em locais altos, como prédios, por exemplo. Em Santos, um operário por pouco não sofreu um acidente mais grave por conta do rompimento de um cabo de aço que sustentava o andaime que ele utilizava para fazer manutenção no quarto andar do prédio da Santa Casa de Misericórdia.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santos, a sorte do operário foi que ele utilizava um cinto se segurança atrelado ao restante do equipamento. Com o acidente, ele teve apenas ferimentos no rosto porque, mesmo amarrado ao cabo, foi ricocheteado contra o prédio.
Além disso, ele trabalhava com o uso de um martelo que, no momento do acidente, despencou lá do alto. Por sorte, ninguém passava na área da obra, caso contrário, poderiam haver mais de uma vítima neste incidente que por pouco não acabou em tragédia.
O funcionário de 23 anos foi socorrido no próprio hospital da Santa Casa de Santos. Ele estava um pouco tonto por conta do impacto na parece, mas consciente e apenas com ferimentos no rosto.
Este tipo de incidente na realização de um serviço em alturas elevadas é um alerta para os trabalhadores e, principalmente, para as empresas que pensam na garantia da segurança de seus funcionários. Quando da execução de um trabalho nas alturas, como construção, reforma e restauração, entre outros tipos de intervenções, é preciso contar com andaimes e acessórios de qualidade, principalmente quando a segurança do trabalhador está em primeiro plano.
A ALG Andaimes conta com este tipo de equipamento e todos os seus acessórios e sua locação é fácil e prática. E, com certeza a segurança do operário estará garantida, desde que o andaime e seus componentes sejam montados da forma correta, seguindo todos os padrões de segurança.