Quando estamos em fase de construção muitos detalhes acabam ficando de lado, afinal, são muitas coisas a se fazer e é natural ficar um pouco perdido. Uma dica para evitar isto é planejar com sua equipe exatamente o que fazer após cada conclusão de uma etapa.
O post da semana é voltado nas soluções e dicas de construção para você aplicar no seu cotidiano. A ALG Andaimes vai dar algumas dicas e benefícios de como fazer o descarte correto de entulhos e resíduos em geral que sempre ficam no fim da construção e o melhor – pensando na sustentabilidade e no meio ambiente.
Entulhos e resíduos após construção
Segundo pesquisas, o Brasil produz, em média, 31 milhões de toneladas de resíduos da construção e da demolição, informa a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).
Imagine quanta coisa podia ser reaproveitada ou até mesmo reciclada, evitando gastos e gerando maior sustentabilidade, economia de espaço e bem-estar do meio ambiente.
Veja a seguir como você pode fazer este descarte correto e economizar dinheiro na sua obra ou construção.
Triagem
A triagem é o processo de separar quais são os resíduos ou objetos que podem ser reciclados ou reutilizados. Após esta triagem, eles são selecionados e avaliados em quais situações podem ser reaproveitados ou transformados. Veja quais são os resíduos que em outra forma podem ser úteis:
blocos, tubos, meios-fios e componentes cerâmicos como tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto em geral.
Reciclar materiais após a construção é uma ótima opção
Uma medida para reduzir os entulhos e resíduos após a construção é fazer a reciclagem de boa parte deles, podendo assim transformá-los em matéria-prima novamente.
Pedras e concretos na maioria das vezes podem ser reaproveitados, podendo ser usados para diversos fins, como pavimentação e produção de agregado para concreto e argamassa.
Além disso, consumi-los são mais baratos que os tradicionais e há uma movimentação cada vez maior para a implantação de usinas de reciclagem de resíduos da construção e demolição no Brasil.
Incluir a reciclagem e a sustentabilidade à construção civil garante crescimento e facilidade para quem constrói e para quem recicla. Além de entender o futuro dos materiais e cuidar do meu ambiente.
A construção acabou? Pense no meio ambiente, evite desperdícios, economize, recicle, reutilize!