Para saber usar uma furadeira com maestria, é preciso estar atento e bem informado sobre os tipos de brocas. Nem sempre é fácil saber qual é a indicada para determinada superfície e/ou serviço!
Pensando nisso, a ALG Andaimes preparou algumas dicas para você entender melhor sobre as brocas, seus tipos e as diferenças entre eles.
Qual a importância de escolher o tipo certo das brocas?
A broca pode ser encontrada em diversos materiais e existem diferenças significativas no corpo e na ponta, que permitem uma melhor adaptação ao uso. Além do material, o tamanho também muda de um tipo de broca para outro.
Saber o tipo de broca correto faz toda a diferença no resultado final e na segurança durante o serviço, além de contribuir para uma maior vida útil da furadeira.
Os diferentes tipos de brocas
Para saber qual broca escolher, é preciso, primeiro, pensar em qual vai ser a superfície perfurada. Para cada material, uma variação é recomendada. As superfícies podem ser:
1 – Madeira
Para perfurar madeira, essas são as brocas mais recomendadas:
- Broca de 3 pontas: podendo também ser chamada de broca de carbono, ela é resistente, principalmente, ao calor gerado pela perfuração da madeira;
- Broca escariadora: essa é indicada para escarear furos na madeira, abrindo um pouco mais o diâmetro na finalização do furo;
- Broca chata: disponível em uma grande variedade de tamanhos, a broca chata é usada para fazer furos ou rebaixos com diâmetros maiores, em madeiras que não precisam de um acabamento fino;
- Broca serpentina: com formato em espiral, esta broca é ideal para trabalhos rápidos e sem muito esforço;
- Broca forstner: é a mais indicada para realizar rebaixos na instalação de dobradiça de caneco, que está presente na maioria dos armários;
2 – Metal
Para trabalhar com metal, o segredo é ficar de olho na velocidade, para não correr o risco de queimar a broca e perder seu fio de corte. Fique sempre atento à velocidade recomendada pelo fabricante da broca! Essas são as brocas ideais para metal:
- Broca escalonada: utilizada para realizar furos em metal, com excelente acabamento e pouco aquecimento. Ela também permite aumentar o diâmetro do furo;
- Broca de aço rápido: possui haste cilíndrica e é usada para fazer furos em chapas metálicas;
3 – Concreto
Geralmente, as brocas para concreto são feitas de ligas mais duras que as de madeira, possibilitando a perfuração de concreto, cerâmica e mármore. Estes são os tipos ideais:
- Broca de vídea: indicada para materiais resistentes, como concreto, granito e mármore;
- Broca SDS: mais resistentes que as brocas normais, elas contam com um encaixe especial na furadeira para prevenir deslizes durante a perfuração.
4 – Vidro
Sendo um material delicado, o vidro exige o uso de uma broca específica, a broca diamantada. Sua ponta conta com um revestimento de diamante, oferecendo maior qualidade no acabamento do furo, já que o diamante tem uma dureza elevada que oferece resultados mais exatos.
Já sabe qual broca você precisa? Para saber mais dicas como estas, continue acompanhando nosso blog e as novidades no site!
ALG Andaimes: soluções modernas para a reforma e construção
Na ALG Andaimes você encontra tudo em ferramentas para construção civil e também pode contar com o serviço de aluguel dos mais diversos equipamentos.
Tudo isso para pequenas, médias e grandes construções, para cada cliente uma solução específica com foco em trazer o melhor custo benefício para o seu projeto!
Por isso, não fique por aí perdendo seu tempo, seu dinheiro e sua chance de otimizar seu projeto. Venha para ALG Andaimes e descubra tudo que podemos oferecer para sua obra ou reforma!
Teremos prazer em levar a solução ideal para a sua obra e para o seu bolso!
Aproveite e siga-nos em nossas redes sociais: Facebook e Twitter