GESTÃO DOS EQUIPAMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL – COMO FAZER?

Equipamentos de construção civil são indispensáveis para o andamento da obra e organizar e facilitar a atividade dos trabalhadores. Mas você já pensou em como é feita a gestão dos equipamentos de construção civil?

A gestão dos equipamentos de construção civil é fundamental para o bom andamento da obra. Ela engloba equipamentos para uso coletivo, individual e para estruturar, construir e dar acabamento à obra. Por isso devem estar relacionados em cada etapa da obra, no orçamento e no cronograma.

Com tantas etapas assim é preciso que a gestão dos equipamentos da construção civil seja feita com cuidado, de forma criteriosa. Saiba mais!

Entendendo a gestão de equipamentos de construção civil

A ALG Andaimes orienta que as empreiteiras, construtoras, empresas de engenharia civil, antes de locar os equipamentos, se debrucem no planejamento dessa locação.

Para a gestão de equipamentos de construção civil é preciso considerar quais equipamentos serão utilizados que podem ser betoneiras, furadeiras, marteletes, sopradores, lavadoras de alta pressão, enfim, diversos equipamentos e ferramentas, os quais são usados em etapas diferentes da obra.

Existem equipamentos, como andaimes, escadas que podem ser usados durante toda a obra, tanto para edificação, quanto para o acabamento.

Todas essas particularidades devem ser levadas em consideração na hora de locá-los. É importante considerar, também, nessa logística e nesse planejamento, se a empresa locadora se responsabiliza pelo transporte, pelo armazenamento, pela manutenção e pela retirada dos equipamentos.

Principais pontos da gestão dos equipamentos de construção civil

Para manter tudo funcionando corretamente, é preciso atenção em alguns pontos importantes:

  • Manutenção preventiva: é preciso fazer um plano de revisão sistemático para controlar e monitorar os equipamentos e para reduzir ou impedir falhas;
  • Treinamento para os colaboradores: é necessário que todos os colaboradores recebam treinamento para saber como utilizar as ferramentas e fazer a gestão com segurança;
  • Análise de sobrecarga: é preciso criar um sistema para analisar a capacidade de carga e como ela pode impactar na performance, na produtividade e no custo operacional;
  • Contrato de locação pelo tempo da obra: muitos optam por alugar um equipamento, pois é mais econômico, mais ágil e tem a manutenção em dia, sendo apto para uso.

 

Para locação de um equipamento é preciso atenção na hora da escolha da empresa. Nós da ALG Andaimes possuímos um catálogo com diversas opções para você alugar e possuímos serviço de manutenção.

 

ALG Andaimes – Qualidade, segurança e produtividade em movimentação de cargas

Com a locação dos nossos equipamentos, sua empresa cumpre com a NR-11. O equipamento alugado está devidamente testado e funcional.

É com muita satisfação que nós da ALG Andaimes garantimos a proteção e produtividade nos canteiros de obra através de equipamentos funcionais, revisados, com acessórios completos e personalizados.